Policiais Civis ganham documento virtual assinado com certificado digital

O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRDG), publicou a Portaria de Número 1, no dia 8 de janeiro, permitindo que os policiais civis ganhem um documento virtual assinado com certificado digital. A portaria também especifica quais informações devem estar contidas no documento e em qual momento ele se torna obrigatório.

Como obter?
Para ter acesso a Identidade Digital, é preciso ir até um dos postos de identificação instalados nas Unidades da Polícia Civil e Postos do Poupatempo. A princípio o RG Digital será disponibilizado, gratuitamente, ao policial civil que tenha a versão impressa da carteira de identificação expedida a partir de fevereiro de 2014 e que, também, esteja cadastrado na Base de Dados AFIS do Instituto.

Inicialmente, o benefício só é válido para o Estado de São Paulo.

Mas atenção: a versão digital não substitui a obrigatoriedade da expedição da carteira de identidade em meio físico.

Certificado de Atributo
A Identidade Digital dos policiais é possível graças ao Certificado de Atributo (CA), que nada mais é do que uma declaração eletrônica que atesta que a pessoa ou empresa que o apresenta tem a qualificação que está no documento.

Documentos digitais de identificação
Não é somente os policiais civis de São Paulo que possuem suas credenciais no formato digital. Você mesmo que está lendo este artigo pode ter a um certificado digital e-CPF que permitirá, além da autenticação em sites, a assinatura de documentos no meio eletrônico com total segurança.

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