Para que serve o certificado digital
Além de permitir que o acesso e a transmissão de dados sejam feitos com segurança, a certificação digital também possibilita a assinatura de documentos, com a mesma validade jurídica de uma convencional.
Graças ao certificado digital as informações eletrônicas contam com autenticidade, segurança, integridade e confidencialidade, permitindo que inúmeras operações físicas sejam substituídas de forma online. Em outras palavras, não é mais necessário contratar um motoboy para colher as assinaturas de um contrato, por exemplo.
Um certificado digital facilita o trabalho do usuário na assinatura e envio de documentos pela internet, nas transações bancárias, além de tornar o login em ambientes digitais muito mais seguro.
Muitas empresas vêm experimentando um dia a dia muito mais prático e ágil, sem contar na economia que esse tipo de recurso oferece, já que diversas operações físicas, que geram custos, podem simplesmente ser dispensadas. Atividades como reconhecimento de firma e assinatura de notas fiscais podem ser substituídas pelo certificado.
Exemplos mais comuns
- e-CPF: utilizado para declaração de imposto de renda, além de documentos eletrônicos que exijam assinatura digital.
- e-CNPJ: utilizado para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital, entre outras obrigações acessórias.