Glossário
Entenda os termos e expressões mais utilizadas no âmbito da certificação digital e da ICP-Brasil.
Selecione a letra para ver o termo que você procura.
There are 8 names in this directory beginning with the letter P.
Par de chaves
Chaves privada e pública de um sistema criptográfico assimétrico. A chave privada e sua chave pública são matematicamente relacionadas e possuem certas propriedades, entre elas a de que é impossível a dedução da chave privada a partir da chave pública conhecida. A chave pública pode ser usada para verificação de uma assinatura digital que a chave privada correspondente tenha criado ou a chave privada pode decifrar a uma mensagem cifrada a partir da sua correspondente chave pública. A chave privada deve ser de conhecimento exclusivo do titular do certificado.
PIN (Personal Identification Number)
Sequência de números e/ou letras (senha) usadas para liberar o acesso à chave privada, ou outros dados armazenados na mídia, somente para pessoas autorizadas.
PKCS (Public Key Cryptographic Standard)
Padrões de criptografia de chave pública. São especificações produzidas pelos Laboratórios RSA em cooperação com desenvolvedores de sistemas seguros de todo o mundo com a finalidade de acelerar a distribuição da criptografia de chave pública.
Política de Carimbo de Tempo - PCT
Conjunto de normas que indicam a aplicabilidade de um carimbo de tempo para uma determinada comunidade e/ou classe de aplicação com requisitos comuns de segurança.
Política de Certificação - PC
Documento que descreve os requisitos, procedimentos e nível de segurança adotados para a emissão, revogação e gerenciamento do ciclo de vida de um Certificado Digital.
Política de Segurança - PS
Conjunto de diretrizes destinadas a definir a proteção adequada dos ativos produzidos pelos Sistemas de Informação das entidades.
PUK (Personal Identification Number Umblocking Key)
Chave para desbloqueio do número de identificação pessoal (PIN), o qual normalmente fica bloqueado após várias tentativas inválidas. Como o PIN, a senha PUK deve ser guardada de forma segura, pois ambas permitem, em dispositivos como tokens e smart cards, o acesso à chave privada de um titular de certificado.