Hospitais investem em tecnologia em prol da saúde

A transformação digital já se tornou conhecida e necessária para a busca de melhores serviços aos clientes e para aprimorar a relação entre hospitais, médicos e prestadores de serviços. Tornou-se, também, grande aliada no objetivo de melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos.

O segmento obteve grande avanço com a implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e, agora, tem à sua disposição uma gama de soluções que agilizam o atendimento, asseguram a autenticidade das informações, evitam fraudes e possuem respaldo legal e jurídico.

Para o diretor de Negócios Corporativos da Certisign, Henri Sternberg, a demanda é crescente e alinhada com o objetivo das instituições em conquistar as certificações da área, como a HIMSS (Healthcare Information Management Systems Society) – que visa melhorar os processos de saúde em qualidade, segurança, relação custo-eficácia e acesso.

Para isso, segundo ele, hospitais, clínicas e laboratórios podem aplicar o conceito da indústria 4.0 em suas rotinas por meio da integração de múltiplas tecnologias no HIS (Health Information Systems), tais como assinatura digital e eletrônica, biometria, entre outras.

“A transformação digital já é um realidade para o setor. Hoje, é possível oferecer um atendimento 100% sem papel: da recepção à alta do paciente. E, ao mesmo tempo, garantir segurança nos processos e conformidade com os órgãos reguladores”.

Paperless

Stenberg explica em linhas gerais como é possível adotar um atendimento sem papel em instituições de saúde. “Tudo começa com a integração de tecnologias no HIS do hospital. A partir daí é possível oferecer um estação de autosserviço para o próprio paciente se identificar na recepção, assinar termos e guias; integrar a assinatura digital ao PEP para que todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento possam se comunicar e dar andamento ao protocolo sem ter que imprimir a documentação para assinar e solicitar a medicação, por exemplo. Nesse modelo de atendimento, toda a interação do paciente passa a ser registrada eletronicamente, garantindo inúmeros benefícios, como eficiência operacional, segurança no registro e armazenamento de dados, sustentabilidade, entre outros”.

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