O Governo Federal lançou no dia 26 de novembro, durante abertura da 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública, a Rede Nacional de Governo Digital, a Rede Gov.Br. A iniciativa visa aprimorar o compartilhamento de ferramentas e soluções tecnológicas entre as administrações da União, dos Estados e municípios, com objetivo de diminuir a burocracia e ofertar mais serviços públicos digitalmente.
O certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil será uma importante ferramenta neste processo, visto que ele possibilita a transação de informações de forma segura, com validade jurídica e autenticidade nos meios digitais. Atualmente, o certificado ICP-Brasil já é utilizado em uma série de serviços digitais como e-CAC e o Simples Nacional, da Receita Federal, e o Conectividade Social ICP, da Caixa Econômica Federal.
Um dos objetivos da Rede Gov.Br é expandir o uso das ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas para atacar problemas comuns aos órgãos da esfera federal, dos Estados e municípios. Segundo o Ministério do Planejamento, a quantidade de serviços públicos prestados pela administração pública federal cresceu e atualmente ultrapassa a marca de 1,8 mil, dos quais mais de 40% são totalmente digitais. A meta é avançar e, por isso, mais de 150 outros serviços federais passam por processos de transformação tecnológica e estarão disponíveis nos próximos meses no Portal servicos.gov.br.
Podem participar da iniciativa instituições públicas no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e municípios, bem como entidades privadas e do terceiro setor interessadas. Todas as informações referentes ao projeto estão disponíveis no site: https://rede.gov.br/