Desde o dia 29 de janeiro, viajantes brasileiros que precisam do certificado de vacinação para entrar em outros países já podem ter acesso ao documento de forma totalmente digital. O serviço, gratuito, está disponível no Portal de Serviços do Governo Federal, que pode ser acessado com certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Com a novidade, a primeira via do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP pode ser emitida e impressa em qualquer lugar do mundo. Após tomar a vacina, seja em uma unidade de saúde pública ou privada, o cidadão deve preencher cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal e solicitar a emissão do certificado de vacinação. O processo é, então, analisado pela equipe da Anvisa e, se for aprovado, uma mensagem é enviada ao usuário. Por fim, o usuário deve imprimir o cartão e assinar no local indicado.
Segundo o Ministério da Economia, anualmente são realizadas cerca de 730 mil solicitações de CIVP. Com a transformação digital, há redução de custos para a sociedade e mais controle em relação à emissão dos certificados para o governo.
Com base em metodologia utilizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, a estimativa de redução de custos pode chegar a R$ 120 milhões por ano com a adoção desse novo sistema de emissão dos certificados de vacinação.