O secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou no dia 1º de abril a prorrogação do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) por 60 dias, em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus.
Com isso, o prazo para a entrega da declaração de 2020 passa de 30 de abril para 30 de junho.
Esse processo é muito mais simples e vantajoso para quem utiliza um CPF Digital (e-CPF), o certificado digital de pessoa física, para preencher os dados da declaração. E se for um certificado digital ID Seguro, rede de Autoridades de Registro (emissoras do documento) geridas por corretores de seguros, o cliente também conta com atendimento e oportunidade de preço diferenciado.
“A utilização do certificado digital para a entrega da declaração do IR não apenas agiliza e facilita o preenchimento. A possibilidade de erros na hora da digitação dos dados é infinitamente menor, diminui, e muito, as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina da Receita”, afirma José Camillo Nagano, gerente de Certificação Digital da ID Seguro.
Vantagens de fazer a declaração do IRPF com certificado digital:
• Segurança dos dados;
• Utilizar declaração previamente preenchida;
• Obter a declaração dos últimos 10 anos;
• Preencher online diretamente no site da Receita Federal;
• Eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras;
• Acompanhar o processo da declaração, com a possibilidade de corrigir em tempo real as informações.
A aquisição do certificado digital não serve somente para a entrega do Imposto de Renda. O documento eletrônico é um investimento, pois pode ser utilizado em diversas aplicações. “O certificado digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens, entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos com validade jurídica. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico”, garante Nagano.
Adquira o seu certificado digital
Quem ainda não tem certificado digital deve adquiri-lo em uma Autoridade de Registro (AR), ligada a uma Autoridade Certificadora, como a rede ID Seguro, que reúne empresas comandadas por corretores de seguros, que são especialistas em atendimento e em garantir segurança. Confira nossos pontos de atendimento e escolha a AR mais próxima para fazer a validação presencial da documentação.