Desde julho deste ano, está prevista a implementação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) em todo território nacional até fevereiro de 2018. O documento será emitido através de aplicativo no celular e terá o mesmo valor jurídico da carteira impressa.
A partir de fevereiro, os motoristas deverão fazer o download de um aplicativo, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android). Baixado o aplicativo, o motorista opta entre usar um certificado digital, para fazer todo o processo pela internet, ou ir até um posto do Detran para se cadastrar.
Segundo o Denatran, não é obrigatório possuir um certificado digital, mas o documento facilita todo o processo, possibilitando realizar operações pela internet de onde o motorista estiver.
Com o app instalado, o usuário fará o “login” no aparelho que utilizará a CNH digital. No 1º- acesso, será gerado um PIN (código) de segurança, criado para poder visualizar os documentos.
A CNH-e só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos que existe nas carteiras de habilitação emitidas desde maio deste ano.