A digitalização é um caminho sem volta

Por José Nagano – Gerente de Certificação Digital da ID Seguro

Muitas vezes não nos damos conta de como a digitalização de processos e serviços já fazem parte de nosso dia a dia. Há menos de duas décadas o telefone celular era usado apenas para fazer ligações telefônicas e enviar algumas poucas mensagens, mas isso mudou muito e, a partir dos anos 2000, passamos a conhecer uma nova geração de “minicomputadores de bolso”, que poderiam fazer de tudo e, com isso, todos os processos digitais passaram a estar na palma da mão.

Todos se lembram que há poucos anos, para chamarmos um táxi, íamos para a rua e esticávamos o braço ou, na melhor das hipóteses, ligávamos, para os poucos serviços disponíveis deste transporte que atendiam por telefone. Hoje a realidade é totalmente diferente, pegamos o celular, acionamos o APP (aplicativo) e chamamos um carro, que não necessita mais ser um táxi, mas cobra e nos leva para onde queremos. Da mesma forma, pedimos comida, conversamos com pessoas a milhares de quilômetros e ainda nos relacionamos “em rede” social.

Mas neste mundo digital ainda existia um desafio: a identificação de pessoas, empresas, sites e até de equipamentos. Eis que para isso foi aprovado, por lei, com o uso do certificado digital padrão ICP-Brasil, que garante a autenticidade de pessoas, empresas, sites e até equipamentos. Além desta garantia, a assinatura através do certificado digital possui validade jurídica. Pronto, agora podemos fazer tudo por meio digital e com validade jurídica.

Toda a estrutura e infraestrutura de certificação digital padrão ICP-Brasil vem se desenvolvendo a passos largos no Brasil e no mundo. No último dia 30 de maio, o Comitê Gestor se reuniu, na sede do ITI – Instituto de Tecnologia da Informação (órgão ligado à Casa Civil do Governo Federal), e aprovou medidas que desburocratizaram ainda mais os processos, mas sem se descuidar da segurança.

As discussões nas esferas do Governo Federal – e neste caso podemos incluir também as demais instâncias de Governo e iniciativa privada – levam a conclusões de que a digitalização é o caminho para o Brasil, pois sem ela não se vê crescimento econômico.

O Sincor-SP participa deste movimento através de sua Autoridade Certificadora – ID Seguro, cujo objetivo é disseminar a digitalização de processos nas empresas e na vida privada das pessoas e, ainda, levar esta oportunidade de negócios para os corretores de seguros.

Estudos mostram que ser um representante da ID Seguro para a emissão de certificados digitais pode incrementar em até 25% o resultado de uma corretora de seguros média. Por isso, convido esses profissionais empreendedores a fazerem parte desta rede de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *