A transição da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso – Jucemat para o meio digital estará finalizada ao final deste mês. Com a novidade, procedimentos como o de abertura de empresas, que levam cerca de uma semana para serem concluídos no modelo presencial, deverão ser realizados pela internet com mais celeridade e segurança. A partir do dia 26 de novembro, todos os atos de empresários, sociedades empresariais, empresas individuais de responsabilidade limitada, cooperativas e agentes auxiliares do comércio serão aceitos apenas por meio eletrônico, através do portal da Jucemat – http://www.jucemat.mt.gov.br/.
Atualmente, cerca de 30% das atividades da Junta são realizadas pelo site e pretende-se chegar a 100% com a suspensão do atendimento físico. A modernidade, aliada a facilidade e segurança jurídica, que a Junta Digital oferece é possível graças a tecnologia da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. É o certificado digital que permite que documentos sejam assinados virtualmente, com a mesma validade de um impresso com firma reconhecida.
Para Jucemat, o registro por meio digital representa maior segurança na transação das informações, além de possibilitar a manutenção dos dados de forma menos onerosa e mais eficiente. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Junta, a redução do tempo gasto para abertura de negócios por meio digital expressa não apenas maior eficácia no desempenho da Junta Comercial, mas proporciona também mais oportunidades para as empresas. A instituição destaca ainda, que a adoção do registro digital torna possível a prática da modalidade de trabalho remoto, que serve como instrumento de motivação para os funcionários da Junta.
Para acesso aos serviços da Junta Digital é necessário que o interessado possua certificado digital de pessoa física, tipo A3.