As empresas que fornecem materiais ou prestam serviços para a administração pública terão de se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf – 100% Digital), a partir de junho deste ano, com o certificado digital. As unidades cadastradoras serão substituídas por serviço eletrônico e não haverá mais atendimento presencial.
O cadastro no Sicaf é gratuito e deve ser feito com certificado digital da pessoa física (e-CPF) do sócio da empresa, ou do responsável do cadastro no sistema, ou do responsável pela pessoa jurídica na Receita Federal do CNPJ informado.
A autenticação das empresas será realizada através do Portal Brasil Cidadão, uma plataforma do governo que permite acesso a diversos serviços públicos, independentemente do órgão, com um único login, eliminando a necessidade de cada órgão criar seu próprio instrumento de acesso.
De acordo com o governo, o uso do certificado digital é obrigatório para manter a segurança das informações confidenciais e sigilosas dos fornecedores, além de reduzir despesas com deslocamentos, cópias, autenticações de documentos, entre outros.
Confira as perguntas frequentes sobre o Sicaf-100% Digital.