5 principais vantagens do certificado digital antes e após a abertura de uma empresa

O diretor político-parlamentar da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon, comenta que todas as empresas, antes mesmo do seu nascimento, devem pensar na certificação digital como um imenso benefício, afinal é por meio deste arquivo eletrônico que seu portador assina os documentos que emitir digitalmente.

Não é à toa que muitos microempreendedores individuais estão optando por fazer o uso da certificação, afinal, são vários os benefícios antes da abertura da empresa, e durante as atividades, lógico.

Confira apenas cinco deles, listados por Pietrobon:

Redução de despesas
Com o certificado digital não é mais necessário imprimir documentos ou gastar com reconhecimento de firma.

Facilidades na entrega da declaração
É muito mais fácil baixar os arquivos das obrigações acessórias e prestações de contas das três esferas de poder, entre elas a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF. Com ele, é mais fácil acompanhar todo o processo de envio e recebimento da declaração e retificar as informações.

Segurança
Todo documento assinado digitalmente é bloqueado para edições, e, portanto, não corre o risco de alterações ou fraudes.

Confidencialidade
Devido à troca de dados do certificado digital ser criptografada, terceiros não têm acesso ao documento.

Mobilidade
O certificado digital pode ser configurado em mais de um computador ou celular, permitindo que o usuário trabalhe tanto na empresa quanto em casa, ou em qualquer outro lugar de sua preferência.

“O certificado digital causou uma verdadeira revolução no processo de abertura de empresas, sendo que a vida do empresário está lá dentro”, finaliza o representante da Fenacon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *