10 benefícios do Prontuário Eletrônico no fechamento das contas médicas

São muitos os efeitos positivos do uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Normalmente, as vantagens apresentadas são voltadas para os profissionais de saúde, mas, acredite, essa tecnologia impacta positivamente também as áreas administrativas dos hospitais e clínicas.

O Prontuário Eletrônico traz também soluções que ajudam na administração das instituições de saúde a manter tudo em dia, inclusive automatizando atividades burocráticas. Alguns dos principais efeitos dessas soluções administrativas são a redução de custos, a economia e a otimização de recursos. Aqui, vamos explicar como isso acontece!

Impactos positivos do Prontuário Eletrônico no faturamento
Em 2018, o Ministério da Saúde divulgou que, com a implantação do Prontuário Eletrônico, o SUS poderia economizar cerca de R$ 22 bilhões por ano. Esse valor seria consequência de um atendimento mais eficiente proporcionado por essa tecnologia.

Em estabelecimentos de saúde privados, o impacto financeiro do uso do Prontuário Eletrônico pode ser também grande, até por influenciar também outros pontos do negócio — é isso que vamos demonstrar a seguir.

10 benefícios do PEP
1. Reduz gastos com papel
Com a digitalização do prontuário médico, não existe mais a necessidade do uso de papel para esses documentos. É claro que o Prontuário Eletrônico permite a impressão de documentos (laudos, atestados, receitas), mas, sem a obrigatoriedade, há a redução do uso de papel.

2. Otimiza espaço
Muitas unidades de saúde chegam a alugar espaços extras para guardar seus arquivos físicos. Com o uso do Prontuário Eletrônico, porém, esse espaço é liberado, possibilitando até mesmo a ampliação do número de salas de consulta e exames ou mesmo da sala de espera, aumentando a capacidade de atendimento.

3. Impossibilita a fraude retroativa
O Prontuário Eletrônico não permite emitir documentos com datas retroativas, o que diminui a ocorrência de fraudes.

4. Otimiza tempo
Seja proporcionando consultas mais assertivas ou automatizando atividades burocráticas, o Prontuário Eletrônico otimiza tempo. E todos sabem que, no fim das contas, tempo é dinheiro!

5. O Prontuário Eletrônico reduz glosas
O uso de Assinatura Eletrônica no prontuário médico digital diminui o risco de fraudes e dá maior segurança para o convênio médico realizar pagamentos. Além da assinatura, fica mais fácil checar todos os atos da equipe, como a liberação de materiais, medicamentos e procedimentos, assim como suas justificativas.

6. O risco de judicialização diminui
O Prontuário Eletrônico diminui a probabilidade do médico auditor sentir necessidade de contestar um ato, diminuindo o risco de judicialização e seus consequentes gastos.

7. Otimiza as cobranças médicas
É possível cadastrar as operadoras de plano de saúde e suas regras comerciais no sistema do Prontuário Eletrônico, o que possibilita a automatização da validação de cobertura de procedimentos.
Essa simples característica do Prontuário Eletrônico já diminui burocracias quando uma autorização prévia é necessária — nesse caso, ela é automaticamente encaminhada para o departamento competente e se torna necessário o médico justificar à operadora qual conduta será utilizada para requerer a autorização necessária — e permite que procedimentos que já possuem autorização prévia sejam carregados direto na conta.

8. O ciclo financeiro é mais eficiente
De acordo com a Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), o ciclo financeiro de uma conta passa, em média, de 80 dias, o que gera acúmulo de contas no faturamento. Como o PEP é assinado digitalmente, o tempo do ciclo financeiro de cobrança após a alta do paciente e o envio da conta ao convênio pode ser reduzido em torno de 40%.

9. Gera agilidade no faturamento
O PEP registra todas as ordens médicas geradas em um atendimento, automatizando a solicitação de materiais e medicamentos necessários e verificando a cobertura do plano de saúde, além da necessidade de autorização em casos específicos.

10. É o fim da perda de prontuários
A perda de prontuários médicos, seja por extravio, sumiço ou mesmo acidentes como incêndios e inundações, gera muitos danos, inclusive financeiro. Por exemplo, se a perda ocorre antes das cobranças, a instituição de saúde não consegue verificar o que foi feito para acionar o convênio. Porém, com o Prontuário Eletrônico esse risco não existe mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *